sábado, 27 de novembro de 2010

Fim do Campeonato Brasileiro - Série B

E neste sábado teve o último capítulo do Campeonato Brasileiro da Série B. são 20 times, assim como na série A, disputando o acesso. Na última rodada, América-Mg e Portuguesa brigavam pela quarta vaga para disputar a divisão principal em 2011. E na parte de baixo três times disputavam para permanecer lá no ano que vem, Guaratinguetá( que no ano que vem vai passar a se chamar Americana e jogará na cidade do interior paulista), Vila Nova e o Brasiliense, do Andrade, atual técnico campeão do Brasileirão com o Flamengo. Vamos passar pelos jogos:

Sexta- Feira
Santo André 1x0 Naútico
Duque de Caxias 1x1 Asa

Sábado
Ponte Preta 0x0 América-Mg
Vila Nova 2x1 São Caetano
Figueirense 4x2 Paraná
Bragantino 2x0 Bahia
Sport 1x2 Portuguesa
Coritiba 2x3 Guaratinguetá
Ipatinga 2x2 Icasa
América-Rn 1x2 Brasiliense

O Coelho precisando de um empate para superar o máximo de pontos da Lusa, conseguiu heróicamente e vai jogar a Série A em 2011. Já a Lusa vai passar mais um ano na divisão, o terceiro seguido. Curioso que no ano passado, eles ficaram em quinto e esse ano também.

Lá na parte de baixo da tabela, o Guará venceu o Coritiba e carimbou a festa e pôs água no champagne dos paranaenses. Fica a festa do título do Coritiba, um ano depois das trágicas imagens que marcaram o rebaixamento depois do jogo contra o Fluminense que decretou o descenso. O Vila Nova venceu o São Caetano por 2 a 1 e permaneceu para o ano que vem. Já o time da capital federal, o Brasiliense, ganhou a partida do já rebaixado América-Rn, mas, dependia de um tropeço de um dos dois, mas, não deu. Eles vão disputar a terceira divisão do Campeonato Brasileiro.

E foi assim. Assim que a série A acabar passarei os vinte clubes que disputaram a Série B de 2011.

E parabéns aos que subiram, ao campeão Coritiba, ao vice Figueirense, ao terceiro Bahia e o quarto América-Mg. Tristeza sim, mas, não o fim da batalha. Força aos que caíram, ao Brasiliense, ao Santo André, ao Ipatinga e ao América-Rn. Que tenham juízo e se reformule para fazer um campeonato disputado para poder subir.

Abraços a todos!!!


domingo, 21 de novembro de 2010

Até onde vai a reciprocidade no esporte

Hoje eu acompanhei uma vergonha na Arena Barueri, o jogo que era decisivo na ponta de cima da tabela, acabar num vexame do time de São Paulo. Perder é normal, ainda mais com o time que tem o Fluminense: Conca( melhor jogador do campeonato e um exemplo para todos os jogadores), Deco e Fred na frente. Não estou desmerecendo a vitória do tricolor carioca de maneira nenhuma, só falo que o São Paulo poderia ter dado mais resistência ao time das Laranjeiras. Um time totalmente apático que só teve uma chance de gol e fez, mas, não fez rigorosamente nada.
O jogo mostrou que nos quatro gols do Fluzão não houve a menor pretensão do time do Morumbi de evitar o gol. No primeiro gol, de escanteio, o Conca bateu o corner e pulou só o Xandão, de longe, para tentar impedir a cabeçada do Gum. Sem sucesso. No segundo gol, passaram a bola para o Conca dentro da área, e, como se estivesse passseando ele dominou, girou e bateu para o gol sem ao menos nenhum jogador do São Paulo chegar perto. No terceiro, deixaram o argentino bater livre para a meta do Rogério Ceni, o arqueiro são paulino espalmou nos pés do Fred para o camisa 9 fazer o gol. E no quarto deram outra colher de chá para o melhor jogador do Campeonato bater e guardar. São Paulo 1x4 Fluminense.
As duas expulsões foram justas na letra fria da lei. A do Xandão como ele era o último homem e fez falta no Fred, deveria ser expulso. A segunda, que foi a do Richarlysson, ele xingou o Héber Roberto Lopes e foi expulso. Mas, esse lance foi totalmente intencional, pois, numa falta clara, ele reclama acintosamente, intencionalmente, e é bem expulso.
Pode dizer que o São Paulo não entregou o jogo, que ele não se esforçou. Mas na minha opinião eles entregaram o título para as mãos do Fluminense.
Desculpa, mas, isso é uma nota de repúdio ao time do São Paulo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uefa Champions League- 4° rodada

Nessa semana teve a quarta rodada da Uefa Champions League, este campeonato que é um dos mais incríveis. Houve algumas polêmica durante a semana, uma delas aconteceu depois do jogo de Barcelona, entre o Barcelona e o Copenhagen. Onde o goleiro reserva do Barcelona, que jogou a partida, José Pinto, simulou um apito do árbitro num lance de perigo da equipe dinamarquesa. O atacante, que é brasileiro, parou no lance e o jogo continuou e o técnico do time ficou uma arara com ele. Durante o jogo, o goleirão espanhol ficou se enaltecendo e acabou sendo flagrado por uma teve de Barcelona. Nisso, o arqueiro reserva pegou dois jogos de suspensão pela Uefa, que julgou o seu ato como atitude antidesprtiva grave. Uma outra polêmica que teve foi a declaração do 'dono' do Manchester United,quer dizer técnico do time inglês Sir Alex Fergunson. Comparando a Champions com a Copa do Mundo, ele disse que o Mundial de Seleções é como uma ida ao dentista. Eu não aplicaria esse termo, mas, esse campeonato é muito melhor que uma Copa do Mundo, pois, a UCL não faz injustiças com os craques. Por exemplo, Ibrahimovic só ficou fora da África do Sul, porque a seleção sueca não conseguiu a classificação. E esse grande jogador ficou de fora dessa última edição; apenas para citar um exemplo.
Vamos ao que interessa que é a rodada. Na terça feira teve oito jogos, dos grupos A, B, C e D.

Jogando em casa, o Werder Bremen, do ex-santista Wesley, perdeu o jogo para a equipe do Fc Twente, 2 a 0 para o atual campeão holandês. Já em Londres, no belíssimo estádio do Tottenham Hottspur, o White Hart Lane, a equipe londrina enfrentou a atual campeão do torneio continental, a Inernazionale. E com uma atuação brilhante Gareth Bale, assim como o jogo em Milão, deixou a o lateral brasileiro no chinelo, fazendo o que queria lá pela lateral. E o time dos Spurs derrotou a equipe italiana pelo placar de 3 a 1. Agora quem ocupa a primeira colocação, é a equipe inglesa com sete pontos e com quatro gols de saldo enquanto a equipe nereazzurri está com os mesmos sete pontos, mas, com três gols de saldo. O terceir0, ainda com chances de ir para as oitavas, é o FC Twente, com cinco pontos. O quarto é o Werder Bremen, que está com dois pontos.

Já pelo grupo B, em Tel-Aviv, o Hapoel empatou com o Schalke 04 em 0 a 0. E atravessamos, indo para o Estádio da Luz, em Lisboa. E os encarnados começaram de uma forma muito boa, com quatro gols. Mas, no finalzinho, a equipe de Lyon fez trê gols.(Lembrando o T0ttenham Hottspur na terceira rodada). Não deu para os franceses. Acabou 4 a 3 para os portugueses. E a classificação do grupo ficou assim, mesmo com a derrota a equipe francesa está em primeiro com nove pontos; em segundo,vem a equipe alemã de Gelserkirchen com sete pontos, em terceiro vem o Benfica com seis pontos; e, em último está o Hapoel Tel-Aviv com apenas um ponto.

No grupo C, em Bursa, o Bursaspor recebeu o Manchester United e perdeu por 3 a 0. A equipe inglesa mesmo com sete desfalques, dentre eles Giggs, Ferdinand, Anderson e Rooney; conseguiu uma vitória que deixou eles a um empate de se classificar para as oitavas-de-final. No Mestalla, o Valencia enfrentou o Glasgow Rangers e venceu pelo placar de 3 a 0 . Em primeiro, Os Red Devills está com dez pontos, os espanhóis estão com sete está em segundo; em terceiro, está os Light Blues com cinco pontos, e, o atual campeão turco não marcou pontos ainda e não fez nenhum gol.

E pelo grupo D, no estádio
Tsentralnyi, o Rubin Kazan recebeu o Panathinaikos e as duas equipes ficaram no 0 a 0. Já na outra partida, na belissíma Copenhagen, a equipe da casa enfrentou o Barcelona. Páreo duro para a equipe dinamrquesa. Logo no primeiro tempo, Messi abriu o placar para a equipe catalã. Mas no minuto seguinte, o brasileiro Claudemir aproiveitou um cruzamento e fez o gol de empate. No segundo tempo, não houve emoções maiores e ficou assim. Copenhagen 1 a 1 com o campeão de 2009, o Barcelona. E o grupo ficou assim, em primeiro está a equipe espanhola com oito pontos, em segundo está o Copenhagen com sete pontos, em terceiro está os russos do Rubin Kazan com três pontos, e, a equipe do Panathinaikos com dois pontos é o último colocado.

Já na quarta-feira, teve jogos dos grupos E, F, G e H.

Começamos a falar do jogo na cidade de Cluj-Napoca. O time do CFR Cluj recebeu o Bayern München e foi goleado. A equipe alemã com uma atuação, no minímo, mágica de Mário Gomez. O jogador alemão fez três gols e brilhou na partida e o outro gol foi da revelação Thomas Müller na vitória por 4 a 0. E no outro jogo, em Basel, no estádio St. Jakob Park, o FC Basel recebeu a Roma e vendeu caro a derrota para a equipe da cidade eterna. Um dos melhores jogos da rodada, 3 a 2 para a equipe romana. Agora a situação do grupo E é a seguinte: o Bayern está com 12 pontos e está classificado para as oitavas-de final; o segundo é a Roma com 6 pontos e ainda briga pela classificação, nos próximos dois jogos vai pegar os bávaros em casa e depois vai a Romênia enfrentar o CFR Cluj, vai ser difícil a parada para os italianos; em terceiro, está a equipe suíça do FC Basel com três pontos, mesmo número de pontos que os romenos, mas, eles ganham no saldo de gols.

No grupo F, em Zilina, na Eslováquia, a equipe estreante do campeonato recebeu a equipe do Olympique Marseille e levou a maior goleada do campeonato 7 a 0. O clube francês com uma atuação de gala de Andre-Pierre Gignac, que também fez três gols, os outros gols da partida foram de Heinze,Remý e Lucho Gonzalez fez dois. No outro jogo do grupo, o Chelsea goleou a equipe do Spartak Moscow por 4 a 1. Os Blues continuam na liderança do grupo com 12 pontos e já está classificado para as oitavas-de-final com duas rodadas de antecipação; em segundo, está o próprio Spartak Moscow com seis pontos; em terceiro, está o Olympique de Marseille também com seis pontos; e, em último está a representação do Zilina com nenhum ponto conquistado.

O grupo G, teve na sua maior emoção a segunda batalha de 16 campeonatos. Agora em solo italiano AC Milan e Real Madrid se enfrentaram num jogo épico, de duas equipes muito copeiras e cheias de apetite para aumentar esse vasto histórico de conquistas. O jogo: No primeiro tempo, pareceu um jogo truncado e cheio de faltas, mas, ainda na etapa inicial Higuain recebe um bom passe do meia Di Maria e faz Real 1 a 0, aos 44. O gol marcou o argentino, ele fez o tento de número 700 da equipe madrilenha na Uefa Champions League. O que deu um sossego tão grande que eles não avaliaram que a entrada de Inzaghi( no lugar de um Ronaldinho sonolento) seria decisivo na partida. Com 37 anos, ele é idolatrado pela torcida e foi ele quem pôs emoção a partida. Após falha bizarra do luso-brasileiro( ainda bem) Pepe, Ibrahimovic aproveitou e fez um cruzamento que parecia fácil para a defesa do Casillas, se não fosse o fato de ele já ter saído para fazer o corte no sentido do meio da área e ele espalmou meio desajeitado e sobrou para o Pipo empatar a partida. Esse tento foi especial para o veterano atacante, pois, foi o de número 124 com a camisa rocconeira. E aos 32 do segundo tempo, Gattuso( o bom e velho volente do AC Milan) passou muito bem para Inzaghi, que estava completamente impedido, que recebeu e bateu na meta do arqueiro madrilenho. O assistente não marcou nada. O estádio do San Siro quase foi abaixo em comemoração ao gol. Outro gol histórico na partida, foi o de 70 de Inzaghi na UCL. Mas, como não havia terminado o jogo. Aos 48 minutos numa jogada de 'reservas' sacrementou o empate. Benzema passou para o novato Pedro León e fez 2 a 2. Que jogo emocionante e dinâmico. Não muito longe dali, na França, o Auxerre ganhou do Ajax por 2 a 1. O grupo ficou assim Real Madrid com dez pontos, a equipe italiana aparece em segundo com 5 pontos, seguido dos holandeses com 4 pontos, e, em quarto, e ainda com chances de classificação o Auxerre.

Finalmente, no grupo H, o Shakhtar Donetsk derrotou o Arsenal por 2 a 1. E o Sporting Braga derrotou o Partizan fora de casa por 1 a 0. A situação do grupo é Arsenal e Shakhtar com 9 pontos, seguido deles aparece os portugueses com 6 pontos e em último estão os croatas com nenhum ponto conquistado.
Por enquanto é só. Até mais. Abraços.